Canyon Itaimbezinho - Cambará do Sul/RS (Borda)

 

Do Parque Nacional de Aparados da Serra, o Canyon do Itaimbezinho é o mais famoso

e também um dos maiores do Brasil. A extensão chega a 5.800 metros, tendo em sua largura máxima 2000 metros. Suas paredes chegam a uma altura máxima de 720 metros.

Seu nome tem origem do Tupi-Guarani: "Ita" significa pedra e "Aí'bé" significa afiado.

Sua cobertura é de uma vegetação baixa e ainda com uma grande presença de pinheiros nativos. O Canyon Itaimbezinho possui em sua formação rochosa

uma história de pelo menos 130 milhões de anos.
Visitar o maior dos canyons deste Parque traz uma das melhores

sensação que o visitante pode levar de recordação: uma grandiosidade indescritível.

Opção de Roteiro:

Trilha do Vértice - A Cascata das Andorinhas cai de uma altura de 700 metros, em direção ao fundo do canyon, transformando-se em névoa. Ótima vista das cascatas das Andorinhas e Véu de Noiva. Leva-se 1 hora de trilha percorrendo-se 1,4 km.

Trilha do Cotovelo - A vista é imperdível dos paredões do canyon Itaimbezinho. Caminhada por estrada até um mirante. Leva-se 3 horas de trilha percorrendo-se 6,3 km.

Opção de Hospedagem:

Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC.

O que trazer:

Roupas e calçados confortáveis, mochila para lanche/almoço, boné, filtro solar, repelente, máquina fotográfica, frutas, bolachas, água mineral e chocolate. Como sugestão trazer um lanche para o almoço no meio do dia e um bastão para a caminhada mais longa.

Importante:

Uma aventura ecológica onde se deve respeitar as Normas do Parque Nacional, não alimentando os animais, não acampando, não fazendo fogo, não deixando lixo entre outras regras. A trilha é indicada para pessoas acima de 10 anos e com condicionamento físico moderado. Horário limite para a trilha é às 15 horas. Possui dificuldade Baixa.

1/7

Reúna seus amigos

e venha desfrutar das belezas da nossa região,

do nosso Brasil.