top of page

Trilha do Tigre Preto

Jacinto Machado/SC (interior Canyon Fortaleza)

 

Localizado no município de Jacinto Machado, no Parque Nacional da Serra Geral.

Nas paredes estão retratados os sucessivos derrames de Basalto que formaram a Serra Geral. A trilha percorre antigas estradas, bananais e mata Atlântica. No seu interior percorre-se trilhas pela mata e pelo leito do Rio até o Poço do Beija-flor onde se tem uma excelente vista dos gigantescos paredões.

 

Histórico do nome: Grande canhão erodido pelo Rio da Pedra, cujas paredes se assemelham à muralhas de fortalezas medievais, daí a origem do nome “Fortaleza”. Antigamente a população de Macuco (ave típica da Mata Atlântica) era extraordinária e o local era alvo frequente da visita de caçadores, daí o nome dado pelos primeiros moradores de Fundo do Macuco. Hoje a ave, bem como muitas outras espécies da Mata Atlântica, podem ser vistas dentro do canyon. 
 

 

Opção de Roteiro:

 

Trilha do Tigre Preto - Uma trilha que tem duração de um dia inteiro de caminhada em cima um rio com pedras (seixo rolado) com travessias de rio, banhos e muita aventura. Tem sua distância em torno 15 km. Distante aproximadamente 20 km (de estrada de chão batido) do centro da cidade de Jacinto Machado/SC.

 

 

Café Rural na Pousada Cechinel No final dessa aventura no interior do maior canyon, Fortaleza, é servido um delicioso café rural na Pousada Checjinel. Os produtos ofertados tem em sua quase totalidade a origem na própria propriedade. Outro diferencial do café rural é o de ser 100% sem agrotóxicos. 

 

 

Opção de Hospedagem:

 

Jaconto Machado/SC, Balneári Gaivota/SC e Sombrio/SC.

 

O que trazer:

 

Roupas e calçados confortáveis, mochila para lanche/almoço, boné, filtro solar, repelente, máquina fotográfica, frutas, bolachas, água mineral e chocolate. Lanche para o almoço no meio do dia. Como sugestão, trazer um bastão para a caminhada mais longa.

 

Importante:

 

Uma aventura ecológica onde se deve respeitar s leis do Parque Nacional, não alimentando os animais, não acampando, não fazendo fogo, não deixando lixo entre outras regras. A trilha é indicada para pessoas acima de 10 anos e com condicionamento físico moderado. Horário limite para a trilha é às 15 horas. Possui dificuldade Baixa.

 

A trilha é necessário apresença de um condutor de ecoturismo local (credenciado pelo Parque Nacional). Importante agendar a visita com antecedência.

 

Reúna seus amigos

e venha desfrutar das belezas

da nossa região, do nosso Brasil.

bottom of page