Canyon Fortaleza - Cambará do Sul/RS (Borda)

 

O Cânion Fortaleza está situado em Cambará do Sul, o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral e é o maior de todos os canyons e também um dos mais bonitos. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, ultrapassa os 900 metros de altura.

Escavado pelas forças erosivas da natureza, essas enormes gargantas guardam cenários deslumbrantes em seu interior, onde o difícil acesso é encarado com naturalidade por quem curte grandes aventuras, cuja beleza local faz valer a pena o esforço.Seu nome provém da semelhança das paredes a muralhas de fortalezas medievais, mas moradores antigos o chamam de Fundo do Macuco, porque antigamente a população de tal ave era extraordinária e hoje ainda se apresenta para os visitantes mais afortunados.

 

 

Opção de Roteiro:

 

Trilha do Mirante - Um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada observa-se 95% do canyon Fortaleza. Em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida ao topo é feita em 1h30min. Visualise o Rio da Pedra, que corre na parte de baixo do canyon.

 

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto - Esta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar 10% do canyon Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. A queda d’água têm 400 metros de altura.

 

Trilha da Pedra do Segredo - Seguindo a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os turistas é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de cinquenta centímetros.

 

Opção de Hospedagem:

 

Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC.

 

 

O que trazer:

 

Roupas e calçados confortáveis, mochila para lanche/almoço, boné, filtro solar, repelente, máquina fotográfica, frutas, bolachas, água mineral e chocolate. Como sugestão trazer lanche para o almoço no meio do dia e um bastão para a caminhada mais longa.

 

 

Importante:

 

Uma aventura ecológica onde se deve respeitar s leis do Parque Nacional, não alimentando os animais, não acampando, não fazendo fogo, não deixando lixo entre outras regras. A trilha é indicada para pessoas acima de 10 anos e com condicionamento físico moderado. Horário de duraçãproximada de 6 horas no total. Possui dificuldade moderada a baixa.

 

Reúna seus amigos

e venha desfrutar das belezas

da nossa região, do nosso Brasil.